quarta-feira, 29 de agosto de 2012

REUNIÃO DO CONSEG PENTEADO - Conselho de Segurança Penteado - 72 DP e 1ª CIA DO 47 BPMM - COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL HÉLIOS HEBER LINO.





Como presidente do Conselho Comunitário de Segurança Penteado, desenvolvi  um projeto junto com a toda diretoria, que visa a participação do jovem nas questões comunitárias, por isso mesmo o projeto é chamado "O JOVEM E A COMUNIDADE", onde eles possam participar ativamente de um processo que vai reescrever a história da comunidade onde vivem. E isso só é possível, se o jovem souber os caminhos das pedras, e a reunião deste conselho no meu ponto de vista, é um destes caminhos. O projeto visa que o aluno seja avaliado pelas disciplinas de sociologia e/ou filosofia ou ainda história. 

O aluno faz o levantamento de problemas da sua comunidade, podendo se reunir um grupo de alunos de bairros diferentes e apresentar em reunião, os problemas para as autoridades competentes e ainda propor ao seu ver, uma solução para o mesmos.

Tudo é registrado em ata, que será enviada a Secretaria de Segurança Púbica do Estado de São Paulo. Como apartir deste mês as atas serão eletrônicas, se o governador do estado quiser saber o aconteceu na última reunião por exemplo deste conseg,  o secretário estadual de segurança entra no site, digita sua senha e tudo o que aconteceu aparece lá, registrado, pronto para ser lido e compreendido sem a menor dificuldade, podendo assim, agilizar suas tomadas de decisões.

Ainda com relação ao desenvolvimento do projeto, o trabalho é avaliado pelo professor da disciplina que acompanha os alunos na reunião e avalia também a participação dos mesmos, gerando assim uma nota de trabalho que auxiliará na média do bimestre. 

Neste projeto protagonista, obtivemos o apoio dos professores e da diretora da Escola Estadual Hélios Heber Lino e a participação da PMEC - Professora Mediadora Escolar e Comunitário da Escola Flamínio, Profª Rose.  E ficamos enormemente felizes com o desprendimento e a participação dos jovens em pleno exercício de cidadania. Acreditamos que só com partipação popular, é que nossas comunidades poderão alcançar um diferencial na sua estrutura e vida diária de seu desenvolvimento. E a história em todo o mundo, já provou que os jovens são importantíssimos em quaisquer processos de mudanças, portanto, rumo as conquistas de uma vida periférica melhor.

Quero agradecer em especial a diretora da escola Hélios, Sra Telma, professores e alunos que compreenderam  a magnitude do projeto e ao PMEC - Professor Mediador Escolar e Comunitário da escola Hélios, Sr. Alex, que fez a ponte entre a escola e o Conseg Penteado.

Parabéns a toda população presente, a diretoria do Conseg  e as autoridades que estiveram presentes nesta reunião que foi só o marco inicial de uma grande mudança para nossa região.

Ozéas Gusmão.


Um comentário:

  1. Parabéns...foi uma excelente iniciativa envolver os jovens a participar da comunidade.
    Nesse caminho estamos atingindo o alvo certo!
    Os jovens tem novas idéias e principalmente vontade de mudar o mundo..
    Abçs,
    Conto com todos na próxima reunião!
    Andreza Aguiar

    ResponderExcluir

Seguidores